Às margens do Rio Uruguai, no norte do estado do Rio Grande do Sul, está localizada a cidade de Pinheirinho do Vale. No passado, chamada somente de Pinheirinho, o local recebeu esse nome por ter um único pé de pinheiro araucária, espécie que não é comum na região, que servia como referência para travessia do Rio Uruguai.
A história de colonização do município começou por volta de 1920, por descendentes de italianos, alemães e açorianos. Os colonizadores já residiam no Rio Grande do Sul, de Montenegro, Lajeado, Feliz, Santa Cruz, Venâncio Aires, Guaporé e Taquari.
A história da terra de Pinheirinho do Vale está marcada por uma das batalhas da Coluna Prestes, ocorrida na tarde de 24 de janeiro de 1925, à margem do Rio Pardo. O confronto sangrento derrotou o Tenente Mário Portela Fagundes e os soldados que estavam na retaguarda. No local, encontra-se o túmulo do comandante e dos demais homens que ali morreram, monumento tombado em 2013 como patrimônio histórico por sua importância cultural.
Após fazer parte, como distrito, de cidades como Frederico Westphalen e Palmitinho, em 10 de novembro de 1991, através de plebiscito, a população decidiu transformar Pinheirinho em município, através da lei estadual 9.586 de 20 de março de 1992.