O Monumento Tenente Mario Portela Fagundes está localizado no espaço onde ocorreu uma das batalhas mais sangrentas da Coluna Prestes, movimento que fazia oposição às injustiças do governo da época. O confronto aconteceu no dia 24 de janeiro de 1925, às margens do Rio Pardo, onde Tenente Mario Portela Fagundes e seus 30 companheiros, que estavam na região rumo ao Paraná, foram atacados em uma emboscada inimiga. Toda a equipe de Portela faleceu no episódio, que, segundo conta a história, deixou as águas do rio vermelhas de sangue.
O jazigo do Tenente Portela foi construído no local junto a 30 cruzes que representam seus companheiros. O monumento foi tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, em dezembro de 2013.
Atualmente, o monumento, também chamado de Sítio de Batalha da Coluna Prestes ou Túmulo do Tenente Portela, costuma ser um espaço tanto de visitação, quanto da celebração de alguns eventos no município, como o Canto dos Bravos e a Cavalgada Tenente Mario Portela Fagundes. Para acessar o local, é necessário passar por uma trilha entre a Mata Atlântica e as beiras do Rio Pardo.