Municípios

Frederico Westphalen

Frederico Westphalen

Frederico Westphalen localiza-se no norte do estado do Rio Grande do Sul, sendo considerada uma das cidades mais importantes da região do Médio Alto Uruguai pelas suas potencialidades no setor de compras de produtos e de serviços, assim como polo educacional e turístico. Também pela sua importância, a cidade é popularmente conhecida como a “Princesa do Médio Alto Uruguai”, título conferido através da Lei Estadual nº 13.801/2011.

  O município começou a ser habitado por volta de 1919, quando chegou ao Distrito de Fortaleza a comitiva destinada pelo engenheiro e político Frederico Westphalen para a construção da estrada que ligaria o distrito até as Águas do Mel (município de Iraí). 

Foi nesse período que os primeiros carreteiros que passavam pelo local, sob o comando de um comerciante estabelecido na Boca da Picada (antigo nome da atual Seberi), faziam o transporte de produtos manufaturados e da produção agrícola. Numa dessas viagens, um barril caiu da carroça, danificando a tampa e, para não jogar fora a vasilha, eles tiveram a ideia de colocá-lo de boca para baixo sobre uma fonte, abaixo de uma sombra, introduzindo uma taquara no orifício lateral. A localização do barril à beira da estrada, com água limpa e muita sombra, colaborou para o surgimento da expressão “vou descansar, comer e dormir no barril”. 

Assim o lugarejo foi crescendo e passou a chamar-se simplesmente “Barril”, nome que permaneceu por anos, e hoje caracteriza diversos locais do município. Mais tarde, pelo Decreto nº 30, do então prefeito de Palmeira das Missões, por decisão de uma assembleia de moradores, foi fixado o nome de Vila Frederico Westphalen, homenageando o engenheiro que colonizou a região sob o comando do Governo do Estado. 

Em 1º de setembro de 1953, foi aprovada a Lei 2.116 que tratava da criação de vinte novos municípios no Estado do Rio Grande do Sul, entre eles Frederico Westphalen. O ato foi confirmado em 15 de dezembro de 1954, o Governador Ernesto Dornelles assinou a Lei 2.523 aprovando a criação do 98º município do estado.

O município já se constitui em uma cidade universitária, já que recebe inúmeros estudantes de diversas partes do país e do mundo em busca dos cursos de graduação e pós-graduação que oferece por meio de instituições como o Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/FW), a Universidade Regional Integrada (URI-FW), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar-FW), além de instituições de ensino à distância, localizados em Frederico Westphalen.

 

Vídeos

Utilidade pública

Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen

Destinos Turísticos

Catedral Santo Antônio

Monumento Cristo Rei

Tabor Porta do Céu - Schoenstatt

Santuário Diocesano da Divina Misericórdia

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes (Faguense)

Parque Municipal Arcangelo Busatto - Parque da Faguense

Praça XV de Novembro

Praça da URI

Praça do Barril

Eventos

Expofred 2022

19 Abr 2022

UFSM ADMAU Sicredi