Construído no alto de uma colina, a cerca de 10km do centro de Frederico Westphalen, em direção à cidade de Iraí, o monumento do Cristo Rei constitui um santuário sempre aberto para visitas. A imagem, revestida em bronze, fica na cúpula de uma capela redonda construída de pedras de basalto, que atrai devotos de diversas regiões do estado por se tratar de um símbolo de religiosidade e fé.
A ideia da construção do local de orações e de encontro de famílias e amigos surgiu pouco antes dos anos 2000, quando o Papa João Paulo II começou a preparação do 2° Milênio Cristão. Na época, os padres da igreja tiveram a ideia de construir um monumento a “Jesus Cristo, o Salvador do mundo”.
O santuário foi erguido nas terras de Lindo Angelo Cerutti, doadas para a igreja por 400 anos. A construção foi possível a partir de ações feitas com a união de representantes da Igreja e da comunidade local.
O vale onde fica o monumento é um lugar de tranquilidade e paz, repleto de belezas naturais, já que é bastante arborizado e possui um lago ao lado da capela. Além disso, com a sua localização privilegiada, é possível observar, ao fundo, o encontro dos Rios da Várzea e Uruguai, que faz a divisão do Estado do RS com SC.