O município de Erval Seco, localizado no norte do Rio Grande do Sul, teve suas origens por volta dos anos de 1900, quando o alemão Hermann Meyer começou a colonizar terras onde hoje se encontra a cidade. Em 1928 já existiam seis casas em território ervalsequense, pertencendo, na época, à Palmeira das Missões.
A cidade recebeu o nome de Erval Seco devido a um grande incêndio ter queimado campos e secado ervais (erva-mate). Diante deste ocorrido, a empresa Hermann Mayer estrutura e planeja a vila de Erval Seco, momento em que foram reservados lotes para praças, escolas e templos, o que contribuiu para o seu crescimento.
Em 1993, Erval Seco foi elevado à categoria de município. Em divisão territorial feita três anos após a emancipação, que segue até hoje, o município é constituído por sete distritos: Erval Seco, Arco Íris, Capivara, Coronel Finzito, Fortaleza, São Bom Jesus e Vista Gaúcha.
Uma curiosidade a respeito de Erval Seco é que, ao longo dos anos, houve inúmeras tentativas de alterar o nome da cidade para Ervalópolis e Capitão Balbino, porém a Câmara de Vereadores do município e a comunidade nunca compactuaram com tais ideias. Ainda, em função do aproveitamento do potencial das cachoeiras e cascatas na geração de energia elétrica, a cidade também é conhecida como “Terra das Cachoeiras”.