O município de Derrubadas localiza-se no noroeste do território gaúcho, às margens do rio Uruguai, fazendo fronteira com a Argentina e o estado de Santa Catarina. Aproximadamente metade de todo o território é formado por mata nativa e cercado por cerca de 54 cachoeiras.
A origem do nome da cidade remete à 1931, quando o General Flores da Cunha, interventor do Estado, concede a Pedro Garcia o direito de explorar e extrair madeira de lei da Zona da Serra do Pari (região da cidade de Tenente Portela). Em 1937, quando se instala o Estado Novo, a empresa de Garcia é embargada e ele deixa o local com grande quantia de árvores ‘derrubadas’ no meio da mata, que, em 1939, foram encontradas pelos primeiros colonizadores do local.
Com a emancipação da cidade de Tenente Portela em 1955, o território derrubadense passou a ser distrito de Tenente Portela. Em 1992 aconteceu a emancipação político-administrativa de Derrubadas. Na época, a população de pouco mais de 4,4 mil habitantes era predominantemente formada por alemães, italianos, poloneses e caboclos.