Localizado no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, o Rio Uruguai deságua longitudinalmente sobre uma falha geológica com cerca de 1.800 metros de extensão, gerando o maior salto longitudinal do mundo, o Salto do Yucumã ou Moconá. No Guarani, Yucumã significa “grande roncador” e Moconá “que tudo engole”, nomes que fazem menção à grandiosidade da cachoeira.
O salto é um dos cenários naturais mais lindos do estado, fazendo parte da divisa entre Brasil e Argentina. Para chegar até o local, é necessário pegar uma estrada de chão com cerca de 15 km, pelo Parque Estadual do Turvo. O local é uma grande reserva que abriga muitas espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção.
A falha geológica responsável pelas quedas tem uma profundidade média conhecida entre 90 e 120 metros, com uma vazão média de 4.640 m³/seg. É possível realizar passeios de barco pelo trecho.
O melhor período do ano para visitar o salto é entre os meses de novembro e abril. Nessa época, as águas ficam mais baixas e é possível ver melhor as quedas. Os dias da semana em que o Parque Estadual do Turvo permanece aberto também se relaciona com o nível da água do rio Uruguai, já que na terça-feira a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó abre as comportas e a água pode deixar as quedas d'água submersas.