Municípios

Pinhal

Pinhal

O território que hoje corresponde ao município de Pinhal era ponto de passagem dos tropeiros, que iam em direção à Nonoai e Chapecó, tendo como origem a região de Palmeira das Missões ou “Campos da Palmeira”. 

Por volta do ano de 1900, foi estabelecido o primeiro armazém na região, por Antônio de Gasperin, que fornecia aos tropeiros e aos poucos moradores que ali se encontravam, mantimentos, ferramentas e outros produtos que sobravam da sua produção agrícola de subsistência. 

A colonização do município de Pinhal teve início com a chegada das famílias, principalmente descendentes de italianos, vindas das antigas colônias que haviam se formado no Rio Grande do Sul. Os descendentes de imigrantes buscavam novas terras para morar e praticar a agricultura. Ao estabelecerem-se em Pinhal, plantaram as primeiras lavouras diversificadas, dedicaram-se à criação de suínos e introduziram o cultivo do trigo. A denominação do município remonta à época da colonização.

Os imigrantes encontraram o nome “Lajeado Pinhal” nos registros da Inspetoria de Terras e utilizaram o mesmo para nomear a localidade. Uma das versões contadas é a de que a nascente do lajeado estava junto a um grupo de árvores araucárias, perto da localidade de Alto Paraíso. Outra versão fala sobre um bosque de pinheiros na mata junto ao Rio Várzea, fazendo, então, com que o local fosse chamado de “Vila do Pinhal”.

 

Destinos Turísticos

Horto Florestal

Praça Luiz Antonio Casanova

Igreja Imaculada Conceição

UFSM ADMAU Sicredi