Museu Francisco Balestrin é chamado de “museu a céu aberto”, por possuir diversas construções que demonstram como era a vida dos colonizadores do Médio Alto Uruguai. O lugar conta com diversos itens históricos, além de itens construídos pelo historiador, que são réplicas das versões originais utilizadas pelos seus antepassados, como poço d'água, moedor de grãos, reconstituição de um quarto e até mesmo um banheiro da época, chamado de "casinha".
Além de todos os diversos artigos que fazem parte do Museu, o local também conta com um lago, denominado Lago Vulcânico Ângelo Balestrin que, segundo pesquisas feitas pelo próprio historiador, é um lago de origem vulcânica da Era Mesozóica, que foi encontrado por índios e caboclos na Era Primitiva, e descoberto, posteriormente, por imigrantes italianos em 1926.
O Museu localiza-se no entorno desse lago, e o historiador fez duas ilhas flutuantes de garrafas pet para abrigar as famílias de patinhos que vivem no local. Os horários de funcionamento do Museu são aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, e durante a semana mediante agendamento. O valor da entrada é de R$ 10.